Pione Sisto, extravagante jogador do Midtjylland nascido num campo de refugiados do Uganda e criado na Dinamarca, está envolvido num projeto que tem gerado alguma polémica na freguesia de Seixo da Beira, em Oliveira de Hospital.

De acordo com um grande reportagem da revista Visão, o internacional dinamarquês comprou uma quinta com 4,7 hectares onde está instalado o autoproclamado Reino do Pineal, uma seita espiritual liderada por Martim Junior Kenny, que se dá a conhecer como Água Akbal Pinheiro.

Formada por mais de 40 pessoas e com um propósito de auto sustentabilidade, rejeitando as normas vigentes na sociedade, a comunidade pretende formar um estado soberano em Portugal.

No site oficial do Kingdom of Pineal, Pione Siste surge como «patrono fundador» do projeto. O jogador de 28 anos não atua pelo Midtjylland desde o final de agosto de 2022. Foi afastado da equipa por motivos familiares e, recentemente, o diretor desportivo Svend Graversen lamentou as dificuldades de contacto com o atleta.

«Tem sido difícil comunicar com o Pione, tivemos de fazer com os seus representantes e também não foi fácil. Não assistimos a nenhum desenvolvimento no caso e lamentamos isso. A cultura e os valores são o mais importante do clube», salientou Svend Graversen.