Do inferno ao céu. Apelidado por um jornal espanhol como o «pior avançado do mundo» depois de falhar um golo incrível no duelo entre Grémio e Boyacá Chicó, na Taça dos Libertadores em 2009, Jonas está prestes a comemorar o título de melhor marcador do Campeonato Brasileiro e já sonha com uma oportunidade na selecção.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

«Fiquei um pouco triste na época. Mas por coincidência, ou não, a minha carreira deu um salto depois disso, foi muito bom», vibrou o avançado brasileiro em entrevista à Sportv brasileira. «Foi até engraçado. Qualquer golo que eu perdia, toda a gente já queria falar alguma coisa. Não é fácil olhar para os jornais e ver aquilo», lembra.

A nova fase e a presença de Mano Menezes à frente do «Escrete» animam Jonas. «Todos os jogadores sonham com uma oportunidade. Trabalhei com o Mano no Grémio apenas três meses mas ele é muito coerente e isso dá-me esperança. Espero ser lembrado também», disse.

Isolado na tabela dos melhores marcadores, Jonas mantém a humildade. Com 21 golos, tem larga vantagem sobre Bruno César (Corinthians) e Neymar (Santos), ambos com 13, mas evita comemorações antecipadas: «Vamos com calma, ainda faltam três jornadas.»

Veja o vídeo do golo falhado por Jonas em 2009: