[artigo atualizado]

O FC Porto sofreu esta quarta-feira uma pesada derrota frente ao Liverpool, perdendo por 5-0 em casa: a maior derrota caseira da história do clube em jogos oficiais.

Em partidas a contar, os dragões nunca antes tinham encaixado um resultado tão pesado, embora haja registo de outros semelhantes.

O primeiro deles aconteceu precisamente a 14 de fevereiro (dia maldito, pelos vistos), mas de 1943. No Campo da Constituição, o FC Porto perdeu por 6-2 com o Unidos de Lisboa. Era treinador o húngaro Lipo Herczka. Nesse ano, os dragões terminaram o campeonato no 7.º lugar.

Sensivelmente dois anos depois, a 28 de janeiro de 1945, no Estádio do Lima, o FC Porto perdeu também por 6-2 frente ao Belenenses. Herczka era à mesma o treinador, num jogo em que os azuis e brancos jogaram desde os 38 minutos com menos um, por lesão de Correia Dias. A época terminou com um 4.º lugar na classificação.

A 28 de maio de 1952, o FC Porto inaugurou o já desaparecido Estádio das Antas com um jogo particular frente a um convidado especial, o Benfica, que venceria por 8-2. 

Mais recentemente, a 11 de março de 2005, o novo Dragão assistiu à pior derrota do FC Porto em casa (até então) em encontros oficiais, num 0-4 diante do Nacional. José Couceiro era o treinador nessa partida, o terceiro técnico da época, e os dragões o campeonato terminaram no 2.º lugar.

A derrota desta quarta-feira iguala mesmo o pior registo caseiro de uma equipa portuguesa nas provas europeias, até aqui entregue exclusivamente à receção do Sporting ao Bayern de Munique, em 2008/09.

O FC Porto-Livepool fica agora no mesmo patamar: são as maiores derrotas caseiras de equipas portuguesas nas provas da UEFA.