Oscar Pistorius, medalha de ouro por seis vezes nos Jogos Paralímpicos, não torna a competir em 2013 segundo avançou o seu agente, Peet van Zyl, em declarações à Press Association Sport.

A aguardar julgamento em liberdade, pelo alegado homicídio da namorada, Pistorius recebeu inúmeros convites para participar em diversos «meetings» internacionais, mas recusou participar em todos eles.

Peet van Zyl confirmou que o atleta, de 26 anos, não se encontra psicologicamente preparado para regressar às competições

«Nunca existiu qualquer tipo de pressão quer minha, quer de Ampie Louw, seu treinador, para que voltasse a competir. A decisão é dele, e neste momento ele decidiu não competir», afirmou Van Zyl.

Ora, isto significa que Oscar Pistorius ficará de fora dos mundiais, que se realizam em Lyon durante o mês de julho.

Pistorius, viu aliviados em março os condicionalismos legais que o impediam de poder participar nas provas realizadas fora do seu país. No entanto, o atleta não possui condições mentais que o permitam competir ao mais alto nível.

«Ele tampouco consegue treinar. Faz apenas alguns exercícios pela manhã com a família», afirmou o seu treinador.

Já Ed Warner, presidente da federação inglesa de atletismo, fez questão de frisar que convidar Pistorius para o jogos comemorativos de Sansbury nunca foi uma opção, com receio de o evento se transformar num autêntico «circo mediático».