A seleção portuguesa de ténis ficou a perder 2-0 no final do primeiro dia do play-off de relegação do Grupo I, Zona Europa-África.

Quer Gastão Elias, quer João Sousa perderam os seus encontros de singulares frente aos adversários russos.

Elias perdeu em três sets com Andrey Kuznetsov, por 2-6, 4-6 e 4-6, e se a derrota do português com o nº81 do mundo não surpreende, a vitória de Evgeny Donskoy sobre Sousa já não era esperada, mesmo jogando a seleção russa em casa.

O nº1 português acabou derrotado por 3-1, com os parciais de 6-7(7), 4-6, 6-2 e 1-6.

A eliminatória entre Rússia e Portugal para determinar quem se mantém no Grupo I continua neste sábado com o encontro de pares. João Sousa e Gastão Elias fazem o par escolhido pelo capitão português, Nuno Marques, para defrontar a dupla russa Konstantin Kravchuk/Andrye Rublev.

Portugal tem de ganhar não só o encontro deste sábado, às 14:00 de Moscovo (menos três em Portugal), como ganhar os dois últimos embates, marcados para domingo.

O capitão de Portugal considerou que «os russos jogaram muito bem, acima das expetativas» mantendo «um nível elevado durante três sets».

João Sousa reconheceu que Evgeny Donskoy fez «um excelente jogo e mereceu a vitória». «O resultado é desfavorável para Portugal, mas ainda não perdemos. A esperança é a ultima a morrer e vamos dar tudo para vencer o par», assumiu à agência Lusa.

[artigo atualizado às 22:18]