PLAY é um espaço semanal de partilha, sugestão e crítica. Cultural, quero crer. O futebol espelhado no cinema, na música, na literatura, no teatro. Outros mundos, o mesmo ponto de partida. Mas não só. Ideias soltas, reflexões comuns, filmes e livros que foram perdendo a vez na fila de espera das nossas prioridades. PLAY.
SLOW MOTION:
«THE LOST WORLD CUP» - Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni. Tudo começa em Villa Chocón, pequena aldeia argentina. Perturbante: um esqueleto humano agarrado a uma câmara de filmar.
Os restos mortais são de Guillermo Sandrini, organizador de casamentos e inventor nos tempos livres. Personagem próxima do excêntrico Conde Vladimir Otz, organizador do Mundial perdido.
Através de uma pesquisa cirúrgica e da troca de correspondência entre ambos se chega a esta conclusão, desconhecida até agora: em 1942, a Patagónia recebeu o Campeonato do Mundo de futebol.
Nenhuma das instituições regentes do futebol mundial reconhece a prova, nenhuma pista foi colocada à disposição do investigador Sergio Levinsky. A busca de respostas para este silenciamento começa na América do Sul e eclode na Europa.
Enquanto o Velho Continente era sugado pelo horror da II Guerra Mundial, 12 países jogavam esta misteriosa competição no país das pampas. Mineiros e agricultores, futebolistas profissionais e artistas de circo, soldados nazis e índios Mapuche, todos a lutarem pela Taça Jules Rimet.
Quem ganhou este misterioso Mundial? Por que razão ninguém autorizou até hoje a divulgação desta história? Um thriller verídico, um arremedo de proporções gigantescas, uma obra imperativa na coleção de qualquer amante de futebol.
Roberto Baggio, Gary Lineker, João Havelange e Jorge Valdano são alguns dos convidados de honra deste documentário.

IL MUNDIAL DIMENTICATO / THE LOST WORLD CUP (2011) - PROMO 2 min from nanof on Vimeo.


SOUNDCHECK:
«JENNIFER JONES» - The Establishment. Stuart Pearce é o porteiro, Les Ferdinand o barman, Teddy Sheringham faz de engatatão profissional, Des Walker veste a pele de lobo solitário.
O que leva quatro ex-internacionais ingleses a entrarem no vídeo de uma banda desconhecida de Nottingham? Talvez a coincidência de Dion Dublin, manager dos The Establishment, ser ele próprio um antigo ponta-de-lança profissional; talvez o guitarrista John Burns, 35 anos, ter sido médio no Nottingham Forest.
O resultado é este, simpático, e chegou-me através de uma sugestão do meu colega Luís Mateus.

PS: «ARC» - Everything Everything. Os rapazes são de Manchester e estiveram no Porto a semana passada para o Paredes de Coura ¿ Warm Up. A voz Jonathan Higgs dilacera a alma, a fusão de eletrónica e rock distorcido é encantatória. Escrevi sobre eles na reportagem que fiz para a TVI24. Adorei, como podem ler aqui.
VIRAR A PÁGINA:
«SOCCER AND PHILOSOPHY» - Beautiful Thoughts on the Beautiful Game. O futebol descrito e analisado por alguns dos maiores pensadores dos nossos tempos. Que equipa teria conquistado o coração de Nietzsche? O que é comum a Platão e Pelé? Picasso e Cristiano Ronaldo: dois génios incompreendidos?

«PLAY» é um espaço de opinião/sugestão do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Pode indicar-lhe outros filmes, músicas, livros e/ou peças de teatro através do e-mail pcunha@mediacapital.pt. Siga-o no Twitter.