A Associação de Futebol do Porto (AFP) garantiu que nunca recebeu qualquer queixa ou participação seja de delegados aos jogos, equipas de arbitragem ou até da polícia relacionadas com o alegado clima de intimidação e coação existente nos jogos do Canelas, equipa da Divisão de Elite –Pro Nacional, Série 1, dos distritais portuenses.

A garantia foi deixada por fonte oficial da AFP à Agência Lusa: «Vários clubes têm manifestado queixas sobre uma alegada afetação psicológica por parte dos seus jogadores, que se sentem coagidos e amedrontados nos jogos com o Canelas, o que condiciona o seu rendimento. Essas queixas não são suportadas pelos delegados da associação presentes nos jogos, os árbitros e a polícia.»

A AFP lembra ainda que o próprio Canelas chegou a suportar os custos com o reforço de policiamento que existe já desde a temporada passada em jogos considerados de alto risco.

A situação voltou a ganhar destaque no panorama desportivo nacional depois de doze clubes do mesmo campeonato terem decidido, em conjunto, não comparecer aos jogos com o Canelas. São eles o Maia Lidador, Serzedo, Rio Tinto, Oliveira do Douro, Valadares Gaia, Padroense, Grijó, Varzim B, Gondim-Maia, Pedrouços, Leça e Lavrense. Apenas o Candal quer continuar a ir a jogo.

A AFP esclarece que os clubes que faltarem aos jogos «são punidos com pena de derrota e 750 euros de multa, além de arcarem com as despesas relativas à organização do jogo», uma punição que pode ser evitada se for dado conhecimento da intenção ao organismo até 10 dias antes do jogo, algo que já foi feito pelos clubes.

As faltas não poderão, porém, acontecer nas duas últimas jornadas da Liga, pois, nesse caso, a pena é a descida de divisão.

A fonte oficial da AFP considera que este caso é de âmbito exclusivamente associativo e põe de parte a hipótese de ser avocado pela Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que a associação tem os seus órgãos jurisdicionais e que estes podem por sua iniciativa abrir um eventual inquérito.

O Canelas lidera Divisão de Elite – série 1 com 19 pontos, decorrentes de seis vitórias e um empate em sete jogos.