Os últimos dias têm trazido notícias tristes para o futebol português: os dirigentes voltaram a descer o nível, trocam acusações e ofensas, falam com animosidade do adversário e aproximam o clássico do dia 27 de outubro de um rancor perigoso.

Ora perante isto, perguntou-se a Wilson Eduardo como ele está a ver o próximo FC Porto-Sporting.

Como é que um jogador ouve estas declarações, como reage perante um ambiente que se sente mais quente, como controla este derrame de pressão sobre o clássico?

«Estamos a abstrair-nos do que acontece fora do nosso âmbito de trabalho. Deixamos isso para quem diz respeito», garantiu Wilson Eduardo. «Nós só pensamos em jogar futebol e em ganhar os nossos jogos.»

Ora por falar em ganhar jogos, sentirão os jogadores do Sporting ter capacidade para vencer no Dragão? «Isso depois logo se verá. Dentro de campo é que vamos ver quem é a melhor equipa».

«Para já só estamos a pensar no próximo jogo, o Alba merece todo o nosso respeito. Só depois de atingirmos o nosso objetivo no domingo é que pensaremos no jogo do Porto. Na próxima semana pensaremos no FC Porto e nessa altura vamos ver o que temos de fazer no Dragão.»

O Alba de resto é nesta altura um perfeito desconhecido para Wilson Eduardo.

«O que conhecemos do Alba? Começámos hoje a preparar esse jogo e certamente ainda vamos visualizar o adversário. Para já ainda não conhecemos nada do Alba», admitiu.

«Estamos a trabalhar da mesma forma que fazemos em todos os outros jogos. Estamos a preparar-nos para quando entrarmos em campo no domingo respondermos como fazemos sempre.»

A intenção passa apenas pela vitória, claro, até porque a Taça de Portugal é uma ambição leonina. «O nosso lema sempre foi, desde o início da época, pensar jogo a jogo. Mas todos sonham ganhar a Taça, claro. Vamos tentar e no final logo veremos o que o Sporting conseguiu fazer na prova.»