O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, garantiu nesta quinta-feira que o país organizador do Europeu de futebol, em conjunto com a Ucrânia, finalizou os preparativos para acolher a competição, que decorre entre 8 de junho e 1 de julho.

«Os preparativos necessários para o Euro2012 foram 100 por cento cumpridos», assegurou o chefe do governo polaco durante uma reunião do comité organizador da prova, aberta à comunicação social.

Também a ministra do Desporto, Joanna Mucha, salientou que a Polónia está «completamente pronta no plano operacional, respeitando os prazos fixados», isto quando ainda faltam três semanas para o início do Euro2012.

Donald Tusk ainda relembrou que o principal desafio de organizar o evento desportivo passa por aumentar o prestígio do país no estrangeiro: «O maior investimento no Europeu não são os magníficos estádios, os fantásticos terminais de aeroporto, as estradas e as estações de comboios, mesmo que algumas ainda estejam em fase de acabamento, mas sim o investimento na marca e na reputação da Polónia entre os milhões de pessoas que vão ver na televisão e os milhares que virão cá.».

A Polónia vai acolher 12 jogos da primeira fase, entre os quais o encontro de abertura (entre a Polónia e a Grécia, do Grupo A), dois encontros dos quartos de final e um das meias-finais.