Um grupo de «ultras» polacos provocaram distúrbios em Marselha, horas antes do embate entre Polónia e Portugal, para os quartos de final do Euro 2016.

Ao final da tarde, uma coluna com cerca de uma centena de adeptos polacos invadiu uma das ruas nas imediações do estádio Velódrome e envolveu-se em confrontos com quem se encontrava nesse mesmo local, entre os quais alguns portugueses.

Valeu a rápida intervenção da polícia francesa a colocar um travão nos confrontos, embora ainda se tenham verificado algumas investidas desses mesmos adeptos contra as autoridades.

O episódio decorreu cerca de três horas antes do início do encontro entre Portugal e Polónia, numa das avenidas de acesso ao estádio. Um grupo de adeptos polacos, aparentemente composto por ultra-radicais, começou primeiro a atirar as cadeiras de esplanadas e agrediram depois algumas pessoas que estavam no local. Por questões de segurança, alguns estabelecimentos foram aconselhados a fechas.

Recorde-se que Marselha já tinha sido palco de violentos confrontos entre adeptos ingleses e russos, nas horas que antecederam o confronto entre ambas as seleções, ainda na fase de grupos.