A inscrição de Rui Costa pelo FC Porto, para representar a equipa B por empréstimo do Portimonense, está a levantar dúvidas pelo número de clubes que já registaram o jogador na presente temporada.

No verão, o avançado transferiu-se do Varzim para o Portimonense e, de seguida, o clube algarvio emprestou Rui Costa ao Famalicão, para jogar na II Liga. O FC Porto seria, portanto, o terceiro clube a inscrever o jogador em 2017/18.

Durante esta segunda-feira, circularam informações de que o jogador teria sido inscrito pelo Varzim já esta temporada, o que causa dúvidas sobre a possibilidade de registo do futebolista de 21 anos pelos dragões, uma vez que aumentaria o número de inscrições para quatro.

Ao fim desta tarde, o nosso jornal contactou os emblemas envolvidos no trajeto de Rui Costa desde a época passada, que nos deixaram informações importantes.

De acordo com as fontes contactadas pelo Maisfutebol, Rui Costa nunca foi inscrito pelo Varzim esta temporada. E nunca chegou a apresentar-se na Póvoa de Varzim. O Portimonense, por sua vez, inscreveu o jogador: Rui Costa fez, inclusive, a pré-época no clube algarvio. Contudo, o avançado nunca constou nas fichas de jogo oficiais do Portimonense em 2017/18, tal como o nosso jornal confirmou. Por último, e naturalmente, Rui Costa jogou pelo Famalicão, o segundo clube a inscrevê-lo esta temporada.

Excluído o Varzim, o FC Porto será, portanto, o terceiro clube a registar o jogador esta época e o segundo em que Rui Costa jogará. Tal possibilita, pela leitura do Maisfutebol aos regulamentos, a utilização do jogador esta época nos dragões.

De acordo com a FIFA e o seu «Regulamento do Estatuto e Transferência de Jogadores», o artigo cinco do capítulo três refere que os «jogadores podem ser registados por um máximo de três clubes durante uma temporada» e que «durante este período, o jogador só é elegível para disputar jogos oficiais por dois clubes».

Uma regra que se confirmará caso o FC Porto inscreva o jogador. Isto porque Rui Costa, reforce-se, foi já inscrito por Portimonense e Famalicão esta época, mas apenas jogou pelos famalicenses. Aqui, o FC Porto será, portanto, o terceiro clube de Rui Costa e o segundo pelo qual jogará.

Nesta altura, ainda não foi tomada qualquer posição oficial por parte de qualquer um dos emblemas, nem pela Federação Portuguesa de Futebol e Liga.