(artigo originalmente criado às 12h39)

Apesar de reconhecer o favoritismo do Sporting, Vítor Oliveira considerou que o Portimonense tem condições de, em casa, surpreender o Sporting.

Na antevisão ao jogo deste sábado com os leões, o técnico da equipa algarvia mostrou a ambição de roubar pontos a uma equipa que disse estar a atravessar um momento positivo e influenciar a decisão final do campeonato.

«As expectativas são sempre positivas, como é evidente. Sabemos do favoritismo do Sporting, que está a fazer uma fase final de época muito boa. Vem de cinco vitória, inclusive com o FC Porto e o Atlético Madrid, o que é sintomático do que o Sporting pode fazer neste momento. Mas vamos jogar tranquilos. Os nossos objetivos fundamentais estão conseguidos e vamos tentar dificultar o favoritismo que é atribuído com legitimidade à equipa do Sporting», começou por dizer Vítor Oliveira.

«Sabemos que vamos enfrentar dificuldades, mas sabemos que em casa somos capazes de fazer uma boa exibição em casa e eventualmente tirar pontos ao Sporting. Estou relativamente otimista pela semana que os meus jogadores tiveram. O ambiente no grupo é bom, é um ambiente de otimismo, de querer provocar uma surpresa e poder ter influência na decisão final do campeonato», acrescentou.

O treinador do Portimonense antecipou ainda o que representaria somar pontos frente ao Sporting, depois de derrotas em casa diante de Benfica e FC Porto. «Tivemos dois jogos com os grandes em nossa casa este ano. Com o FC Porto fizemos um mau jogo, fomos goleados e não gostámos. Fizemos um bom jogo com o Benfica e até à parte final manteve-se uma grande indecisão no resultado. (…) Tivemos alguns períodos em que estivemos por cima e poderíamos ter provocado uma surpresa. Este jogo é o tira-teimas: num jogo estivemos muito bem, no outro muito mal. Vamos ver se voltamos ao muito bem, mas com resultados, como pontos, porque o futebol joga-se dentro das quatro linhas, é muito bom jogar bonito e bem, mas fundamental é somar pontos. Vamos ver se conseguimos ganhar pontos com o Sporting, o que seria, depois da época que fizemos, a cereja no topo do bolo», assumiu.

Ainda que matematicamente a equipa algarvia ainda não tenha a permanência na Liga assegurada, Vítor Oliveira disse não estar à espera que a fasquia da manutenção se situe nos 35 pontos que o Portimonense tem. «Penso que atendendo aos confrontos que vão existir, penso que vão existir equipas que não vão chegar aos 35 pontos.»

A fechar a conferência de imprensa, o técnico abordou o facto de o Sporting estar no terceiro lugar a três jornadas do fim e praticamente arredado da luta pelo título. «Se no início do campeonato me perguntassem qual era a mais séria equipa candidata ao título, eu teria afirmado - e provavelmente até afirmei - que era o Sporting. Acho que o Sporting tem o melhor plantel dos três grandes», observou.

«Por razões que desconheço - desportivas e outras existirão que não conheço - o Sporting não conseguiu e ficou até relativamente cedo afastado da discussão da primeira posição, embora matematicamente ainda seja possível, não me parece que seja muito viável. Agora, o Sporting, com uma ponta final muito boa, consegue estar na luta pelo segundo lugar, que também é uma posição importante dado o acesso à Liga dos Campeões.