As claques portistas (Super Dragões e Colectivo 95) não vão poder entrar no Estádio da Luz com bandeiras, estandartes ou faixas alusivas ao seu clube, lamenta o FC Porto, nesta quinta-feira, em comunicado publicado no site oficial.

Benfica «adoptou as mesmas restrições» que o F.C. Porto

O líder do campeonato disse ter tido conhecimento deste impedimento numa reunião com a Polícia de Segurança Pública, decisão que considerou ilegal e que já denunciou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e à Liga, entre outros organismos.

O FC Porto apelou, também, ao «comportamento cívico» dos adeptos azuis e brancos, face a um clima que qualificou de «provocatório e intimidatório».

O Clássico da 25ª jornada da Liga, e que pode consagrar o FC Porto campeão nacional, realiza-se neste domingo, na Luz, às 20h30.

Comunicado do FC Porto:

«O FC Porto foi hoje [quinta-feira] informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.

Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.

(...)

O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.

(...)

No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.

(...)

Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico.»