O Portsmouth, adversário desta quinta-feira do Sp. Braga na Taça UEFA, encontrou no Subbuteo o mais eficaz professor de inglês para os 15 estrangeiros da equipa.
Face às diferentes origens - França (6), Nigéria (2), Camarões, Senegal, Mali, Argélia, Israel, Croata e Islândia - o treinador Harry Redknapp inscreveu os jogadores numa escola de línguas, que recorre ao famoso jogo de diversão para, simultaneamente, ensinar inglês e futebolês.
«[Através do Subbuteo] Encenamos um desafio para compreenderem o que lhes é exigido. Queremos que a aprendizagem sirva os seus interesses. Não tem sentido ensinar um jogador a comprar um bilhete de comboio ou a dizer que a caneta está em cima da mesa. Temos de ser realistas para que eles possam entender-se dentro de campo», explicou Kettle-Williams, director da escola.
Neste sentido, o calão é uma das prioridades nas aulas, como explicou o responsável: «Quando temos o treinador a gritar abram as empadas, querendo dizer abram os olhos, temos de saber passar a mensagem. Ensinamos estas frases para que a cada jogo os atletas possam entender as instruções e jogar melhor.»