Maria João Koehler, a melhor tenista portuguesa da atualidade, caiu no primeiro dia de jogos do quadro principal do Portugal Open, diante da russa Elena Vesnina, 29ª do ranking WTA. A «wild card» portuguesa, 105ª do ranking, ainda ofereceu boa réplica no primeiro «set» (4-6), mas já não conseguiu disfarçar a evidente superioridade da adversária no segundo (1-6).
Foi o jogo que inaugurou a competição dos quadros principais, depois de dois dias de jogos de qualificação (ronda fica concluída esta segunda-feira), com condições climatéricas bem mais simpáticas, com a subida de temperatura e, sobretudo, menos vento.
A tenista portuguesa até entrou bem no jogo com um bom serviço, com destaque para três ases, e uma boa primeira resposta, obrigando a tenista russa a aplicar-se para vencer o primeiro «set». Um esforço que teve consequências no segundo jogo, em que a superioridade da tenista russa foi bem mais evidente, garantindo a vitória em 1h19m.
A 24ª edição do Portugal perde, assim, a única representante portuguesa do quadro feminino. Maria João Koehler, treinada por Nuno Marques, tinha beneficiado de «wild card» para chegar ao quadro principal, mas não conseguiu repetir a prestação do ano passado, quando passou a primeira eliminatória. A tenista portuguesa já tinha surpreendido este ano quando passou a primeira eliminatória do Open da Austrália, vinda da qualificação, e já tem garantida a entrada principal de Roland Garros.