O ranking da FIFA foi esta quinta-feira atualizado e Portugal manteve o terceiro lugar, a melhor classificação de sempre. A lista, liderada pela Alemanha, tem como principal novidade a ascensão da Islândia ao 18.º lugar, o melhor de sempre.

A subida de dois lugares da Islândia, em ano em que se estreia no Mundial, é, aliás, uma das poucas alterações da tabela, já que houve poucos jogos entre seleções neste período.

A Alemanha, campeã mundial em título, continua a liderar a tabela, seguida do Brasil, que ocupa o segundo posto, de Portugal, terceiro, da Argentina, quarta, e da Bélgica, quinta.

A Espanha, adversária de Portugal na fase de grupos do Mundial2018, ocupa a sexta posição, seguida das seleções da Polónia, Suíça, França e Chile, que completam o top-10.

O Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz e também adversário de Portugal na fase de grupos do Mundial2018, ocupa o 33.º posto, tendo subido um lugar, enquanto o Burkina Faso, cujo selecionador é o português Paulo Duarte, desceu 13 lugares e ocupa o 57.º posto.

A seleção de Marrocos, que completa o Grupo B do Mundial Rússia2018, ocupa a posição 42, tendo descido três lugares na tabela, na qual Cabo Verde, que subiu para o 62.º posto, continua a ser o melhor dos países de expressão portuguesa, depois do Brasil.