Após uma reunião da comissão de Economia, que decorreu em Ponta Delgada , o deputado social-democrata António Soares Marinho adiantou que o projecto da autoria do PSD foi hoje aprovado, por unanimidade, pelos representantes dos restantes partidos.

Segundo o parlamentar social-democrata, pelo facto de existirem «números contraditórios» a circular sobre o relacionamento financeiro entre o Estado e os Açores «não se pode efectuar uma análise correcta» dos valores em dívida para com as ilhas.

«Conhecer os valores implica conhecer a realidade financeira da região», alegou António Soares Marinho, para quem os prazos entre os relatórios é o adequado, uma vez que «de três em três meses pode haver alterações substanciais» nesta matéria.

O deputado adiantou, ainda, que cabe agora ao Governo Regional indicar qual a entidade responsável pela realização dos relatórios, que vão possibilitar à Assembleia açoriana «indicar caminhos ao Governo Regional para implementar um desenvolvimento harmonioso» nas ilhas.

Soares Marinho, que sublinhou que a dívida do Estado é um componente importante do Orçamento regional, referiu que o primeiro relatório deve surgir em breve.

Recentemente, o vice-presidente do Governo, Sérgio Ávila, disse que estão praticamente resolvidas as transferências de verbas em atraso do Estado para as ilhas, que chegaram a cerca de 200 milhões de euros, relativos à Lei de Finanças Regionais, convergência do tarifário energético e juros bonificados à habitação, entre outras áreas.