Segundo um primeiro levantamento da secretaria regional da Habitação e Equipamentos, os ventos fortes provocaram ainda danos numa fábrica, numa oficina de automóveis, na sede de um clube desportivo e em duas escolas, noticia a agência «Lusa».

Fonte do Governo açoriano adiantou também que foi necessário realojar duas famílias, na sequência do mini-tornado que atingiu a freguesia do Rosário cerca das 12:00 locais (13:00 de Lisboa).

A Empresa de Electricidade dos Açores (EDA) garantiu à agência Lusa que a energia eléctrica na zona atingida foi restabelecida às 14:30 locais (15:30 de Lisboa).

O fenómeno meteorológico não provocou qualquer vítima, mas apanhou de surpresa os moradores, muitos dos quais tentavam, ao início da tarde, minimizar os estragos nas suas moradias.

Segundo o Instituto de Meteorologia, as condições atmosféricas que se verificam desde quinta-feira nos grupos Central e Oriental dos Açores são propícias a este tipo de fenómeno.

O meteorologista João Fernandes explicou à Lusa que se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical, com correntes ascendentes e descendentes muito fortes, que poderão ter atingido a superfície e desencadeado «ventos fortíssimos».

A instabilidade do tempo, que também tem registado chuva forte, vai manter-se hoje, adiantou o meteorologista, que prevê uma melhoria a partir da tarde de terça-feira.