A bancada do Centro de Estágio de Saturn, em Kratovo, encheu-se de russos ainda antes das 11.30 horas locais, que acordaram cedo para assistir ao batismo da Seleção Nacional na Rússia: um treino à porta aberta, com promessa de autógrafos, fotografias e algumas lembranças no fim.

Ora foram cerca de duas centenas de adeptos e perto de cem jornalistas que acompanharam o treino da Seleção Nacional, quase todos com um único interesse: Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção é um fenómeno, até na província russa.

«Acho que viemos todos apoiar Ronaldo. Somos todos grandes fãs dele. Ele é o melhor jogador e consegue fazer coisas que os outros jogadores não conseguem. Acho que se ele não estivesse cá, não teria vindo tanta gente. Na Rússia toda a gente fala dele e sabem que ele está aqui», disse uma jovem de nome Olga.

«Às vezes vejo os jogos dele e ele é mesmo muito bom. Se conheço mais jogadores da seleção portuguesa? Sim, acho que conheço, mas não sei os nomes.»

Uma amiga de nome Anna confirma tudo o que Olga tinha dito. Conta que soube que ia haver um treino à porta aberta porque o marido é voluntário no apoio à seleção portuguesa, vestiu-se bem, aperaltou-se e foi ver Ronaldo.

«O que eu sei de Portugal? Sei que tem ótimos jogadores e sei que tem Ronaldo, claro. Ronaldo, obrigado por existires. Espero que Portugal vá à final com a Rússia. Às vezes os sonhos tornam-se reais», referiu.

«Por que não se vê bandeiras de Portugal às janelas? Não sei, talvez porque os portugueses tenham ficado com elas todas. Mas Kratovo evoluiu muito por causa da presença de Portugal, houve muitas melhorias para receber a seleção portuguesa. Não só Kratovo, mas todo o país foi muito desenvolvido por causa do Mundial.»

Nas bancadas, de resto, havia muitos gritos por «Ronaldo, Ronaldo», sobretudo da parte das crianças, que corriam para cima das barreiras de segurança de cada vez que o capitão se aproximava das bancadas. Um histerismo que provavelmente veio para ficar, porque Cristiano é de facto um fenómeno na Rússia.

Uma marca enorme em todo o mundo, e que arrasta multidões para seguir a Seleção Nacional.