Alexandre Silva tem construído uma carreira nas seleções portuguesas desde o escalão sub-15. No currículo já estão contabilizadas 59 internacionalizações e 16 golos, para além de presenças nas fases finais dos Campeonatos da Europa sub-17 e sub-19.

Integrado no lote de convocados para o Mundial sub-20, o jogador do Vitória SC mostra-se consciente da responsabilidade que é estar na prova. «O Mundial tem uma atmosfera muito grande, há sempre observadores de muitas equipas e tenho a certeza que vamos dar tudo por tudo», referiu o avançado.

Apesar do favoritismo, 'Xande' toma prudência em relação à campanha portuguesa na Coreia do Sul. «Em primeiro lugar, temos de passar a fase de grupos e depois pensaremos em passar [aos oitavos de final] na primeira posição [do grupo C]. Vamos trabalhar para isso», frisou.

Filho do antigo futebolista Quinzinho, Alexandre Silva tem características diferentes do progenitor. O pai, que fez carreira em clubes como o FC Porto, Rio Ave, União de Leiria, Farense, Desportivo das Aves e Alverca, era um ponta-de-lança mais fixo. Já o internacional sub-20 faz da mobilidade uma das suas principais facetas, embora tenha herdado o sentido de baliza.

«Sou um avançado que dá tudo pela equipa. Gosto de trabalhar, defender, atacar...finalizar! Esta é uma grande oportunidade para nós porque estamos no último ano de formação nas seleções nacionais. Todos trabalhámos muito para chegar até aqui e tenho a certeza que todos vão dar uma excelente resposta», anteviu.

Pelos vitorianos, 'Xande' foi alternando entre a equipa principal e a formação secundária em 2016/17. Superou os 600 minutos e apontou um golo.