Cesare Prandelli, técnico da Fiorentina, é o eleito da federação italiana para substituir Marcelo Lippi no comando da selecção, após o Mundial 2010.

A Fiorentina divulgou um comunicado oficial, nesta quinta-feira, a confirmar ter sido contactada pelo presidente da federação, na véspera. Andrea Della Valle, líder do emblema «viola», informou Giancarlo Abete que estava «disposto a respeitar a decisão do técnico», por se tratar da selecção. «A Fiorentina, na defesa dos interesses da equipa e dos adeptos, pede apenas que a situação seja clarificada o mais rapidamente possível, de forma a planificar o seu próprio futuro», conclui o comunicado.

Cesare Prandelli, que cumpre 53 anos em Agosto, foi jogador de Cremonese, Atalanta e Juventus. A carreira de técnico começou precisamente na equipa de juniores do emblema de Bergamo, em 1993. Em 1994 treinou a equipa principal da Atalanta, durante alguns jogos, mas foi o Lecce a dar-lhe a primeira oportunidade como técnico principal de uma equipa sénior. Saiu a meio da temporada 1997/98, e o clube não evitou a despromoção à Serie B.

Seguiu-se depois o Verona, onde conseguiu o título de campeão no segundo escalão. De volta à Serie A conseguiu colocar o Parma por duas vezes no quinto lugar, quando a equipa atravessava grandes problemas financeiros, associados à Parmalat.

Em 2004 assina pela Roma, mas abandona o cargo ainda antes de começar o campeonato, devido a um grave problema familiar. No ano seguinte assume o comando da Fiorentina, clube que qualificou várias vezes para a Liga dos Campeões. Em Outubro de 2009 tornou-se o técnico mais vencedor da história do emblema «viola».