Os clubes têm até esta quarta-feira para inscrever os jogadores na Liga de Clubes, de forma a poder utilizá-los na primeira jornada do campeonato. De acordo com o regulamento de competições, a inscrição dos jogadores tem de ser realizada até ao terceiro dia útil anterior à data do jogo que o clube realiza na jornada do fim-de-semana.
Ora nesse sentido, e para a generalidade dos clubes, o prazo para inscrever atletas de forma a poder utilizá-los na primeira jornada termina às 18 horas de quarta-feira. É a essa hora que fecha o prazo. A excepção são Leixões e Belenenses, que jogam na sexta-feira e por isso já viram o respectivo prazo encerrado nesta terça-feira, pelas 18 horas.
Falcao ainda em falta
Um dos jogadores que ainda não tem a utilização no domingo garantida é Falcao. O jogador do F.C. Porto está inscrito na Liga, mas ainda permanece em falta o certificado internacional. Foi a Federação que o garantiu ao Maisfutebol, adiantando que o mesmo deve chegar até sexta-feira, o que permitirá ao avançado jogar em P. Ferreira.
Isto porque os certificados internacionais podem chegar até esta sexta-feira, desde que a inscrição na Liga tenha sido feita dentro do prazo (quarta-feira). O que aconteceu com Falcao. De resto, recorde-se, o pedido do certificado internacional só se aplica no caso de jogadores que na última época tenham jogado em federações estrangeiras.
Depois de feita a inscrição na Liga de Clubes, a Federação Portuguesa de Futebol encarrega-se de pedir à congénere do país de onde veio o jogador o certificado internacional para concluir o processo. Foi o que a Federação já fez em relação à Federação Argentina. O certificado está pedido, mas ainda não chegou até esta tarde.