A FIFA revelou, esta sexta-feira, os três nomeados para a primeira edição do prémio de melhores adeptos. O novo galardão procura coroar momentos marcantes proporcionados por claques de clubes ou seleções, que incentivem ao fair-play.

Os três nomeados foram selecionados por um júri composto por Gabriel Batistuta, Zvonimir Boban, Marta e Vladimir Petkovic.

Os adeptos do ADO Den Haag foram uma das escolhas do júri, que destacou um momento solidário na partida em que estes visitaram o terreno do Feyenoord. No primeiro anel do estádio, a claque forasteira atirou centenas de bonecos para a bancada de baixo, onde se encontravam milhares de crianças do Hospital de Roterdão.

Os adeptos do Liverpool e do Borussia Dortmund foram selecionados em conjunto, depois de entoarem a uma só voz o famoso hino «You’ll Never Walk Alone», num confronto para a Liga Europa no dia anterior ao aniversário do desastre de Hillsborough.

Por último, o «Viking Clap» dos adeptos islandeses, que os celebrizou durante o Campeonato da Europa de 2016, também integrou o top 3 dos melhores adeptos.

A votação já se encontra aberta e qualquer adepto poderá votar até dia 9 de janeiro, dia da cerimónia de entrega dos Prémios FIFA.