Antes de todas as jornadas, Luís Sobral partilha com os leitores a visão para os jogos do fim-de-semana. Para participar neste exercício só precisa de utilizar a caixa de comentários. Atenção, só pode criticar quem também arriscar as suas previsões
Naval-Belenenses, 2-0
Sábado, 19:45 (SportTV)
Três jogos, um empate, uma vitória para cada equipa. É este o curto histórico entre Naval e Belenenses. Este ano o jogo acontece numa altura em que a tranquilidade reina na Figueira e está ausente no Restelo. Pode chegar para fazer a diferença.
Académica-Nacional, 1-1
Domingo, 16:00
Ao contrário do que sucedia em anos anteriores, a Académica tem estado segura em casa (duas vitórias em dois jogos). Curiosamente, também o Nacional apresenta um invulgar registo perfeito fora da Choupana, antes o seu «forte». Parece apontar para empate, num jogo com dois treinadores que gostam pouco de correr riscos.
E. Amadora-Trofense, 3-1
Domingo, 16:00
Difícil acreditar numa equipa que até agora só perdeu. O Estrela pelo contrário está a começar bem e sabe que não pode desperdiçar pontos em confrontos como estes. Expectativa para ver o que consegue Tulipa, um treinador jovem mas já com um percurso interessante.
Rio Ave-Paços de Ferreira, 1-0
Domingo, 16:00
Jogo entre duas das quatro equipas que ainda não ganharam a Liga. É um jogo importante para ambas e que pode pesar no desfecho do campeonato de Rio Ave e Paços de Ferreira, lá mais para a frente. O Rio Ave tem o pior ataque (só marcou mesmo ao Benfica), o Paços a segunda pior defesa. Confronto curioso, que o factor casa poderá desempatar.
Sporting-F.C. Porto, 1-1
Domingo, 19:45 (SportTV)
O jogo da jornada. O F.C. Porto chega Alvalade depois daquele que é candidato a pior resultado de toda a temporada, a humilhação em Londres, perante o Arsenal. O Sporting caiu pela primeira vez, na Luz. Esta época as duas equipas já se encontraram, com vantagem para Paulo Bento, que de resto «ganha» esta altura por 6-2 os duelos com Jesualdo Ferreira. Duas derrotas consecutivas exporiam o campeão, que deverá ser capaz de encontrar a força suficiente para reagir. Ligeiro favoritismo para o Sporting, mas a tendência mais forte é o empate com poucos golos.
V, Guimarães-Sp. Braga, 3-2
Segunda-feira,19:30 (SportTV)
É fácil acreditar num bom jogo de campeonato entre duas equipas rivais, ainda cansadas de uma quinta-feira europeia. V. Guimarães e Sp. Braga estão em ciclos inversos. Cajuda razoável em casa e mal na Europa; Jesus feliz na UEFA, preocupante na Liga. A história favorece os vimaranenses e de facto o apoio dos adeptos pode ser decisivo para desequilibrar o que à partida se prevê equilibrado.
Leixões-Benfica, 1-3
Segunda-feira, 21:00 (RTP)
O Benfica vive o melhor momento da temporada, com duas vitórias importantes nos últimos dias. Parece ter estabilizado atrás (180 minutos sem golos sofridos) e tem encontrado soluções diversas para chegar ao golo. O Leixões é um dos líderes. José Mota tem montado uma equipa pouco dada ao risco, que na frente depende muito de Wesley. Entre Katsouranis, Luisão e Sidnei, não se prevê que tenha vida fácil. A história guarda apenas duas vitórias dos leixonenses sobre o Benfica, é difícil acreditar numa terceira. Mas as dificuldades para Quique Flores são garantidas.
V. Setúbal-Marítimo, 1-1
Terça-feira, 19:45 (SportTV)
Dois ex-europeus na última partida da jornada 5. Assim de repente, poucas diferenças entre as duas equipas, ambas apontadas ao meio da tabela e derrotadas a meio da semana. Cenário de equilíbrio, apesar de a história favorecer os sadinos.