A Primetag lançou esta segunda-feira, em Londres, uma ferramenta que permite perceber qual o jogador ou evento com maior impacto no campeonato do mundo. A tecnológica portuguesa estima que o Mundial 2018 vai gerar mais de oito mil milhões de interações nas redes sociais.

A estimativa é feita com base na crescente popularidade da rede social Instagram junto dos jogadores, 88 por cento dos quais usa este meio para comunicar com os seus adeptos. 

Cristiano Ronaldo, com mais de 128 milhões de seguidores, supera Neymar e Leonel Messi, com grande margem e ajuda Portugal a entrar para a lista das seleções com mais reconhecimento, seguida do Brasil, Espanha e Argentina. 

A Primetag, tendo em conta a atividade digital relacionada com Mundial 2018, criou uma ferramenta [research.primetag.com/2018worldcup] para medir a influência nos mais de 1,1 mil milhões de seguidores que os jogadores que vão participar no torneio possuem atualmente. 

Assim, é possível perceber qual é o jogador mais popular de um determinado país ou continente, bem como as mensagens que estão a gerar mais interesse ou quais as seleções mais ativas nas redes sociais. 

Esta semana, um contador na página contabilizou mais de 368,5 milhões de interações (gostos ou comentários) resultantes de 2.601 publicações no Instagram relacionadas com o Mundial da Rússia. 

No final do evento, Manuel Albuquerque, presidente executivo da Primetag, afirma que será possível saber, por exemplo, saber «qual o atleta que mais cresceu [no Instagram] durante o Mundial e associar isso a um evento em particular», como foi o golo decisivo marcado por o Éder na final do Euro 2016. 

Esta ferramenta criada para acompanhar o Mundial2018 «é um trampolim para outros mercados», afirma Albuquerque, que referiu o interesse de equipas de futebol nacionais e estrangeiras em usarem a plataforma da Primetag.