A UEFA confirmou, nesta quarta-feira, os prémios para os participantes na Liga dos Campeões 2017/18, que em traços gerais se mantêm relativamente à edição anterior.

Assim, a presença na fase de grupos da prova garante 12,7 milhões de euros. Depois, cada triunfo nesse patamar da competição garante um milhão e meio de euros, enquanto que o empate dá 500 mil euros.

A presença nos oitavos de final é recompensada com seis milhões de euros, os quartos de final garantem mais 6,5 milhões e as meias-finais valem 7,5 milhões. Tratando-se da final, o vencedor arrecada 15,5 milhões de euros e o vencido fica com 11.

Refira-se que estes são os valores dos prémios fixos, sendo que o "bolo" é acrescido depois das verbas do «market pool». Juntando os prémios por apuramento e por vitória (ou empate), o campeão europeu pode arrecadar um total de 57,2 milhões de euros. Isto se não vier das pré-eliminatórias.

A UEFA informa ainda que o valor total de prémios a pagar aos clubes que participem nas suas competições é de 2,35 mil milhões de euros, sendo que a fatia destinada à Liga dos Campeões é de 1,311 mil milhões.