O Benfica vai passar a ter 19 desfibrilhadores portáteis, distribuídos pelo complexo do Estádio da Luz e pelo centro de estágio do Seixal. A iniciativa foi divulgada nesta quinta-feira, ao abrigo do programa Desfibrilhação Automática Externa (DAE), licenciado pelo INEM.


Na Luz, os desfibrilhadores estarão no estádio (cinco), Museu Cosme Damião (um), pavilhões (um), piscinas (um), área comercial (um) e campo dos Pupilos do Exército (um). No centro de estágio, quatro serão destinados exclusivamente às duas equipas profissionais e equipa de juniores, sendo outros cinco reservados a toda a formação do clube.


O programa envolve 152 colaboradores e ainda os Bombeiros Voluntários Lisbonenses e os Bombeiros Mistos do Seixal, sendo que 36 colaboradores do Benfica já receberam formação específica em suporte básico de vida e desfibrilhação automática, seguindo-se outros 40 funcionários do clube.


«É altamente gratificante contar com estes recursos, que ajudarão a salvar muitas vidas», disse João Paulo Almeida, diretor clínico do Benfica, na apresentação do programa.