O presidente da FIFA, Joseph Blatter, comentou nesta terça-feira, em entrevista à Globo, as manifestações no Brasil.

Blatter lembrou as vaias dos adeptos à presidente brasileira, Dilma Rousseff, referindo que «é sempre melhor quando existe fair-play e respeito».

E sobre os custos elevados na organização do Mundial, comentou: «Estão a relacionar as manifestações com a Copa das Confederações. Eu posso entender que as pessoas não estão felizes. Mas acho que eles não deveriam usar o futebol para anunciar as reivindicações. O Brasil pediu essa Copa do Mundo. Nós não impusemos ao Brasil esta Copa do Mundo. Eles sabiam que para ter uma boa Copa do Mundo naturalmente teriam que construir estádios. Mas nós dizemos que não é apenas para a Copa do Mundo. Junto com os estádios há outras construções: rodovias, hoteis, aeroportos... São itens do legado para o futuro. Não é apenas para a Copa do Mundo».

«O futebol existe aqui para unir as pessoas. Isso está claro e sei um pouco sobre as manifestações que estão a ocorrer. Acho que as pessoas estão a usar a plataforma do futebol e a presença da imprensa internacional para deixar claro certos protestos», afirmou.