Treinadores portugueses em maioria

28 jogadores portugueses a lutar por fora

O embate entre o Sp. Braga e o Besiktas, para os 16-avos de final da Liga Europa, marca um novo frente-a-frente entre portugueses nas competições europeias, com Leonardo Jardim a enfrentar Carlos Carvalhal, e com o contingente luso da equipa turca (Manuel Fernandes, Bebé, Júlio Alves, Quaresma, Hugo Almeida e Simão) e voltar aos relvados nacionais.

Tudo sobre a Liga dos Campeões

Tudo sobre a Liga Europa

Portugal, recorde-se, é o país com mais treinadores em prova nas duas competições europeias: além dos quatro responsáveis pelas equipas lusas (Jorge Jesus, Vítor Pereira, Domingos Paciência e Leonardo Jardim), há ainda José Mourinho (Real Madrid) e André Villas-Boas (Chelsea), na Liga dos Campeões, e Carlos Carvalhal (Besiktas) e José Couceiro (Lokomotiv Moscovo), na Liga Europa.

Recorde o sorteio da Champions

Recorde o sorteio da Liga Europa

José Mourinho e os portugueses do Real Madrid (Pepe, Coentrão, Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo e Pedro Mendes) viram o sorteio determinar-lhes uma viagem a Moscovo, para um embate com o CSKA Moscovo, enquanto o Chelsea, de André Villas-Boas, Paulo Ferreira, Bosingwa e Hilário, tem um dos jogos mais interessantes nos oitavos-de-final da prova, frente aos italianos do Nápoles.

O Benfica, já se sabe, terá pela frente o Zenit S Petersburgo, que nesta altura conta nas suas fileiras com Danny e Bruno Alves, embora a situação ainda possa mudar até à data dos jogos.

Na Liga dos Campeões, a última referência vai para a surpresa da temporada, o APOEL Nicósia (de Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto) que terá pela frente os franceses do Lyon.

No que se refere à Liga Europa, e exceptuando o embate entre Sp. Braga e Besiktas, não haverá, nesta fase, cruzamentos entre representantes portugueses. O Man. City, adversário do F.C. Porto, não tem elementos lusos, e o Legia Varsóvia, que vai enfrentar o Sporting, já não conta nas suas fileiras com o português Manu, que foi jogar para a China. Se as duas equipas lusas seguirem em frente, aí sim, haverá um Sporting-F.C. Porto nos oitavos.



De resto, o Lokomotiv de Moscovo, treinado por José Couceiro e com Manuel da Costa nos seus quadros, terá pela frente o At. Bilbao. O PAOK, de Vieirinha, terá em Itália um osso duro de roer, com a Udinese. O mesmo destino de viagem para o At. Madrid (Sílvio, Pizzi e Tiago), que enfrenta a Lazio.

O Steaua Bucareste, de Geraldo Alves, vai ter de superar o Twente se quiser manter o sonho de jogar a final em sua casa, enquanto o Hannover, de Sérgio Pinto e Carlitos, vai enfrentar o Brugge, que na primeira fase venceu o grupo do Sp. Braga.