Está confirmado o apuramento da Espanha para o Mundial2018, com a vitória sobre a Albânia (3-0), e também graças ao empate caseiro da Itália com a Macedónia (1-1).

A verdade é que, ao vencer a Albânia, a Espanha estava virtualmente qualificada. O resto era uma formalidade. Mesmo que a Itália ganhasse ficava com três pontos de avanço e larga vantagem na diferença de golos, o primeiro critério de desempate. 

Em Alicante, com o público algo dividido na receção a Piqué depois da polémica sobre o referendo catalão, a Espanha adiantou-se no marcador logo aos 16 minutos. Isco tocou para Rodrigo e o ex-benfiquista marcou em rotação. 

Ao minuto 24 surgiu o 2-0, com Isco a assinar mais uma obra digna dos melhores momentos do «tiki taka». 

Apenas três minutos depois ficou estabelecido o resultado final, com Thiago a apontar o 3-0.

A Itália já tinha pouca esperança no apuramento direto, mas agora está "condenada" mesmo ao segundo lugar, embora com a presença no playoff ainda está por confirmar.

Em Turim, com arbitragem do português Tiago Martins, a «squadra azzurra» adiantou-se no marcador ao minuto 40, por Chiellini, mas consentiu o empate aos 77, com um golo de Trajkovski. 

Bryan Cristante, jogador emprestado pelo Benfica à Atalanta, tinha entrado dois minutos antes para a estreia pela seleção principal. Stefan Ristovski, jogador do Sporting, foi titular na formação visitante.

Referência ainda para a vitória de Israel no Liechtenstein, com um golo de Tibi (22m).