Com o AZ Alkmaar a quatro vitória do título holandês, apenas o segundo no seu historial, Louis Van Gaal não esconde o orgulho pela melhor carreira de sempre na história do clube: «Pelo menos as pessoas vão lembrar-se do meu nome quando eu morrer», afirmou, depois do 25º jogo consecutivo sem derrota, este domingo, no que passa a constituir a melhor série de sempre para o clube de Alkmaar.
A última derrota do AZ aconteceu há mais de seis meses, a 13 de Setembro, e foi a segunda nas duas primeiras jornadas da Liga holandesa. Daí para a frente, a equipa de Van Gaal tem mostrado um ritmo imparável, acentuado com a vitória deste domingo sobre o Utrecht (1-0).
Aliás, os recordes sucedem-se para este AZ: a equipa soma já 20 jogos sem sofrer golos, podendo igualar, ou até superar, nas sete jornadas que ainda faltam, o registo de 23 jogos numa só temporada, partilhado por PSV e Twente.
«É bom ver os nomes de Van Gaal e do AZ nos livros de recordes. É uma proeza incrível para este clube e para mim é forma de reconhecimento: quando morrer as pessoas vão saber quem eu era», sublinhou o antigo técnico de Ajax e Barcelona, actualmente com 57 anos. Com onze pontos de avanço sobre o Twente, a sete jornadas do fim, o AZ só precisa de quatro vitórias para consumar a conquista do título, podendo até antecipar a festa se o Twente perder pontos pelo caminho.