O Irão, seleção comandada por Carlos Queiroz, garantiu nesta terça-feira a presença na fase final do Mundial 2014, ao vencer na Coreia do Sul (0-1).

Em Ulsan o golo decisivo foi marcado por Ghoochannejhad, aos 60 minutos, aproveitando um erro de Kim Young-Gwon. O Irão acabou mesmo por vencer o Grupo A da quarta fase de qualificação asiática. Refira-se que, logo após o apito final, Queiroz foi em direção ao banco visitado, festejando de punho cerrado, na sequência da polémica «troca de galhardetes» com o selecionador coreano.

A equipa da casa teve de ficar no relvado à espera de notícias de Tashkent, mas apesar do susto lá garantiou o apuramento, na segunda posição. O Uzbequistão goleou o Qatar por 5-1 e ficou em igualdade pontual com a Coreia do Sul, mas com pior diferença de golos (tinha de recuperar mais dois tentos). Vai, ainda assim, disputar o «playoff» asiático com Omã ou Jordânia, que se defrontam mais tarde, para discutir o terceiro lugar do Grupo B. O vencedor deste «playoff» defronta o quinto classificado da zona de qualificação sul-americana. Japão e Austrália já estão no Mundial.