O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, reagiu esta sexta-feira às provocações dos futebolistas dinamarqueses, adversários de Portugal no Grupo 1 de qualificação para o Mundial-2010, e que a equipa das quinas defronta este sábado. O técnico não tem dúvidas de que as declarações dos dinamarqueses «embaraçam» o país e foi mais longe para responder a Jon Dahl Tomasson, lembrando Wilson Kipketer, queniano naturalizado dinamarquês que foi campeão do mundo dos 800 metros.
«Portugal tem de expressar respeito pelo futebol dinamarquês, e acho que essas declarações não dignificam o futebol da Dinamarca, são um embaraço para eles», começou por dizer o seleccionador, em conferência de imprensa, de antevisão do encontro.
Tomasson dissera que Portugal fora «comprar um avançado ao Brasil», comentando a chamada de Liedson. Queiroz deu o troco. «São declarações que embaraçam Wilson Kipketer, que venceu medalhas de ouro nos 800 metros, em campeonatos do mundo, e é um embaraço para o futebol dizer que se pára um jogador à pancada», considerou o técnico, em relação às provocações feitas sobre Cristiano Ronaldo.
«Essas são matérias para a FIFA, nós temos de concentrar-nos na partida, queremos fazer um bom jogo, Tomasson só embaraçou a federação da Dinamarca, numa altura em que a FIFA fala em fair-play e racismo, ele não dignificou a Dinamarca», concluiu o técnico, sobre a matéria.