Quem é afinal Renato Neto, o médio que merece a titularidade de Domingos no regresso ao clube? Nascido no Brasil, num pequeno clube chamada Academia Catarinense de Futebol, que foi criado apenas em 2005. Um clube que se pretendia afirmar essencialmente como formador.

Foi lá quem em 2006 os olheiros do Benfica o descobriram. Renato Neto viajou então para Portugal para cumprir um período experimental nas camadas jovens encarnadas, mas acabou por não convencer os responsáveis. Ficou livre e resolveu tentar a sorte no Sporting, que acabou por assinar com ele.

Renato Neto já deu título ao Sporting... com o Porto

Nascido a 27 de Setembro de 1991, começou a jogar nos juniores leoninos com 16 anos. Cumpriu três temporadas nos escalões de formação e mereceu até a estreia sénior: aconteceu ainda com Paulo Bento, em 2009, quando substituir Derlei aos 86 minutos, na última jornada do campeonato perante o Nacional.

Na segunda metade da última época foi emprestado ao Cercle Brugge, empréstimo que repetiu na primeira metade desta época: fez 18 jogos na liga belga, 17 dos quais como totalista, e apontou um golo que valeu a vitória sobre o Mechellen. O Sporting resolveu então separá-lo de Baldé e Nuno Reis e integrá-lo no plantel.

Rudy diz que Renato Neto «vai agarrar oportunidade»

Descrito como um médio polivalente, que pode jogar a seis, oito ou dez, Renato Neto é sobretudo um box-to-box, que defende e ataca com o mesma determinação. Bastante alto (1,87) e possante, consegue transmitir força ao meio-campo, embora saiba tratar a bola. Com vinte anos, é ainda uma promessa.

Veja Renato Neto: