F.C. Porto e Benfica chegam à última jornada da Liga na disputa do título. Como tal, o Maisfutebol aprofunda a análise aos melhores bancos para apresentar os argumentos de dragões e águias ao longo da competição.

Quem tem melhor banco? Os golos explicam

Observando os golos marcados por suplentes, a diferença parece mínima: sete para o F.C. Porto, seis para o Benfica. Porém, a formação azul e branca garantiu seis pontos graças aos tentos oriunfos do banco, enquanto a equipa de Jorge Jesus garantiu apenas um.

O exemplo mais recente tem um nome: Kelvin. O jovem brasileiro entrou durante o clássico e deu a vitória aos dragões, com um remate colocado já em tempo de descontos. O golo tirou o Benfica da liderança do campeonato, a uma jornada do final.

Kelvin, por si só, garantiu quatro pontos para o F.C. Porto. Frente ao Sp. Braga, evitou outro empate para a equipa de Vítor Pereira. O jogo caminhava para o 1-1 final, o esquerdino bisou e resolveu a questão (3-1).

A época dos dragões teve ainda outro episódio onde um suplente assumiu papel principal. James Rodriguez saltou do banco em Olhão para marcar na suada vitória do F.C. Porto (2-3). Os golos de Castro frente à Académica (0-3) e Defour frente ao V. Setúbal (2-0) não foram decisivos.

A análise prende-se com influência direta no resultado final. Ou seja, golos essenciais para resultados positivos das equipas. Como tal, ao observar o percurso do Benfica na Liga 2012/13, chega-se à conclusão que Lima foi o único a garantir pontos como suplentes.

Na 4ª jornada da competição, o avançado foi lançado por Jorge Jesus no decorrer do encontro. Lima viria a evitar a derrota no terreno da Académica (2-2). Há outro jogo em que a participação do brasileiro como suplente utilizado foi importante, mas não é considerada como decisiva uma vez que o Benfica garantiu uma vantagem por dois golos: no 1-3 frente ao Estoril.

Rodrigo (2 golos), Nolito e Gaitán contribuíram apenas para resultados volumosos, sem alterar significativamente o rumo dos respetivos encontros.

Golos de suplentes no F.C. Porto:

3ª jornada: Olhanense-F.C. Porto (2-3): golo de James

15ª jornada: F.C. Porto-P. Ferreira (2-0): golo de Izmaylov

24ª jornada: Académica-F.C. Porto (0-3): golo de Castro

25ª jornada: F.C. Porto-Sp. Braga (3-1): dois golos de Kelvin

27ª jornada: F.C. Porto-V. Setúbal (2-0): golo de Defour

29ª jornada: F.C. Porto-Benfica (2-1): golo de Kelvin

Golos de suplentes no Benfica:

2ª jornada: V. Setúbal-Benfica (0-5): golo de Nolito

4ª jornada: Académica-Benfica (2-2): golo de Lima

12ª jornada: Benfica-Marítimo (4-1): golo de Rodrigo

13ª jornada: Estoril-Benfica (1-3): golo de Lima

22ª jornada: Benfica-Gil Vicente (5-0): golo de Gaitán

23ª jornada: V. Guimarães-Benfica (0-4): golo de Rodrigo