O futebolista Radamel Falcao chegou a acordo com o fisco espanhol para o pagamento de sete milhões de euros, num processo de fuga a impostos no qual estava implicado, avança a agência Lusa.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, o jogador do Mónaco ter-se-á declarado culpado de delitos fiscais, ilibando os seus agentes e assessores. Entre estes, está o empresário português Jorge Mendes.

O acordo alcançado força o jogador colombiano ao pagamento de pouco mais de 6,9 milhões de euros, embora o estado espanhol tenha de reembolsar o atleta em cerca de 1,3 milhões de euros, uma vez que Falcao já tinha pago uma quantia a rondar os 8,2 milhões de euros. Ainda como adianta a publicação do país vizinho, a oficialização do acordo, por escrito, deve ser feita nos próximos dias.

Falcao torna-se o primeiro jogador representado por Jorge Mendes a declarar-se culpado por fuga ao fisco. Por outro lado, Jorge Mendes volta a ser ilibado num novo caso, depois de ter sido isento noutros processos judiciais, nomeadamente com José Mourinho, treinador do Manchester United, por falta de provas na posse do fisco espanhol.

Ainda assim, o empresário português tem outro problema, uma vez que terá de comparecer em tribunal a 19 de outubro, para esclarecer a sua posição face ao processo instaurado pelo fisco espanhol a Cristiano Ronaldo.