A selecção nacional de râguebi perdeu o «play-off» de apuramento para o Campeonato do Mundo com a Geórgia ao não conseguir melhor do que um empate (11-11) no jogo da segunda mão, disputado este sábado no Estádio Universitário, não conseguindo, desta forma anular a pesada derrota consentida em Tblissi (3-17).
Depois do dilúvio na véspera, uma bela tarde de sol abriu as portas do Estádio Universitário para o decisivo jogo que poderia qualificar a equipa de Tomás Morais para o primeiro Mundial da sua história, cuja fase final vai decorrer, em Setembro do próximo ano, em França.
Com uma desvantagem de quinze pontos para recuperar, a selecção nacional entrou determinada, mas foi a Geórgia a conseguir o primeiro ensaio, antes de se remeter a uma defesa difícil de ultrapassar. Apesar dos intensos esforços dos portugueses, com um ensaio convertido aos 36 minutos, o placar final registou um empate 11-11.
O seleccionador Tomás Morais não escondeu a desilusão, mas reforçou a sua confiança para o play-off com Marrocos marcado para Janeiro. «Jogámos o que podíamos, melhor do que a Geórgia que se limitou a fazer anti-jogo. Eles têm uma defesa fortíssima, não é fácil passar por ela e, além disso, a arbitragem foi demasiado fraca permitindo que a Geórgia viesse aqui estragar o jogo. De qualquer forma, penso que os jogadores estão de parabéns e vão qualificar-se para o Campeonato do Mundo na repescagem. Agora vamos descansar e depois começar a preparar esses dois jogos com Marrocos», destacou o técnico no final da partida.
Portugal falhou o apuramento directo para a Geórgia, mas nem tudo está perdido. A equipa de Tomás Morais poderá ainda chegar à elite das vinte melhores selecções do Mundo caso consiga ultrapassar Marrocos, numa primeira fase, e depois o Uruguai.