O francês Sébastien Loeb (Citroën Xsara) venceu este domingo, pela segunda vez consecutiva, o Rali da Catalunha, pelo segundo ano consecutivo, aumentando a vantagem sobre o finlandês Marcus Gronholm no comando do Mundial de pilotos.
O francês liderou a prova espanhola desde a primeira etapa e repetiu o triunfo conseguido na prova anterior, o Rali do México, com 48,2 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo, seu companheiro de equipa. Gronholm terminou no terceiro lugar, conseguindo uma excelente recuperação, após o décimo lugar na primeira etapa na décima posição devido a problemas de motor no seu Ford Focus RS.
Loeb soma agora 36 pontos, mais nove do que Gronholm e mais 22 do que o jovem espanhol Dani Sordo, com 14, que na Catalunha alcançou o primeiro pódio da carreira, depois do excelente quarto lugar no México.
A prova espanhola ficou marcada pela morte do alemão Jorg Bastuck, co-piloto de um dos participantes na categoria júnior, depois de ter sido atropelado no segundo troço da primeira etapa, sexta- feira, quando mudava um pneu.