Zinedine Zidane fez esta sexta-feira a antevisão do encontro com o Valência. Em conferência de imprensa, o técnico do Real Madrid voltou a explicar como é gerir os egos do balneário «merengue». É que, perante um plantel tão rico em soluções, os alarmes soam quando alguns nomes dos atletas mais mediáticos figuram no banco.

«Hoje em dia, para mim, não é como antes em que tinhas menos jogos. Jogavas 30 ou 40 jogos e podias fazer as coisas com 12 ou 13. Tenho jogadores muito bons. Não sou a pessoa que vai sentar o Cristiano [Ronaldo] ou o Gareth [Bale]. É a minha filosofia. Falo com os jogadores, tento explicar o meu pensamento e seguimos em frente todos juntos. Temos o mesmo caminho e a mesma ideia. Só tenho é que fazê-los entender que este é o caminho», afirmou aos jornalistas.

O calendário apertado convida à gestão do esforço. Zidane considera que a variabilidade de soluções apresentadas pelo plantel dos campeões europeus facilita a rotatividade. «Não tenho uma só ideia ou um só jogador na minha cabeça. Há muitos parâmetros a ter em conta: como está o jogador, como joga o adversário. Tenho muitas opções, que são muito boas e podem jogar em muitas posições. É uma das vantagens desta equipa», admitiu, acreditando que a rotação implementada «não seja injusta».

Depois de alguns jogos a brilhar, Isco não vai subir ao relvado do Bernabéu no próximo encontro. O timoneiro «blanco» explica como convenceu o internacional espanhol a parar por uma jornada. «É difícil, fui jogador e jogava sempre ou quase sempre. Agora tento falar com os jogadores, sem brincadeiras. Estou aqui para isto. Amanhã temos um jogo, quarta outro. Isco está conectado e tem a confiança do treinador. Veremos o que se passará no ano seguinte Sei que é difícil para um jogador não jogar. Sei como está Isco e sei que é complicado quando não se joga a cada três dias», afirmou.

Com cinco jornadas pela frente, o Real Madrid não tem margem para errar na luta pelo título espanhol. Zidane garante que a parte final da temporada vai ser encarada «da mesma maneira».

«Estamos muito bem. Até agora o que fizemos foi fenomenal. Numa temporada há momentos para sofrer, mas podemos pensar positivo sobre o que estamos a fazer. Agora vem o mais bonito em termos anímicos», vincou, reforçando que os jogadores estão focados em quebrar o jejum de campeonatos nas hostes madrilenas.

Real Madrid e Valência jogam este sábado, a partir das 15h15, em jogo relativo à jornada 35 da liga espanhola.