Renato Neto voltou a ser emprestado pelo Sporting aos belga do Gent, uma situação que o médio brasileiro achou «estranha», uma vez que só tem mais um ano de contrato e, no final do empréstimo, pode sair a custo zero.

O acordo já estava definido desde o final da temporada passada, depois do jogador ter sido emprestado, em janeiro, ao Gent, mas o Sporting demorou a confirmá-lo. O jogador lamenta o tempo que o clube demorou a decidir o seu caso, mas ficou satisfeito por regressar ao futebol belga.

«Fiquei à espera do Sporting. O meu empresário disse-me para não me preocupar. Confiei nele e fui de férias para o Brasil, já não via a minha família há muito tempo. Quando voltei à Bélgica ainda havia dúvidas. Os outros clubes já estavam a trabalhar e a minha transferência ainda não estava decidida. Depois veio a confirmação do Sporting. Achei estranho, só tenho mais um ano de contrato e no final da época fico livre», destacou o jovem jogador numa entrevista ao site «Voetbalkrant».

O jovem médio, de 21 anos, quer agora dedicar-se ao Gent que já tinha representado na segunda metade da temporada passada, depois de uma primeira experiência no Cercle Brugge, em 2010/11, antes de ser chamado ao Sporting. «Agora posso concentrar-me no futebol. Foi importante ficar na Bélgica, não queria começar tudo de novo num país diferente. Também não era bom para a minha filha que para o ano já vai para a escola», referiu.

Renato Neto está feliz por poder ficar na Bélgica, mas, a longo prazo, tem a ambição de chegar ao futebol inglês. «Agora quero ficar na Bélgica dois ou três anos, é esse o meu objetivo. Quando tiver alguma estabilidade, vou pensar noutros voos. Gostava de jogar na liga inglesa, penso que é o melhor campeonato para mim. A Alemanha e a Espanha também são países lindíssimos», destacou ainda.