A Alemanha goleou a Noruega em Estugarda (6-0), em ritmo de passeio, somando o oitavo triunfo em outros tantos jogos, ficando agora a precisar de apenas um ponto nos últimos dois jogos para garantir a presença no Mundial2018, na Rússia.

A máquina de Joachim Löw voltou a funcionar em pleno e ao intervalo o oitavo triunfo já era um dado adquirido, com quatro golos em meia-hora: Mesut Özil (10m), Julian Draxler (17m) e Timo Werner (21 e 40m).

Um vendaval que deixou o adversário nórdico sem reação, com destaque para os dois golos de Timo Werner, avançado do Leipzig, um dos adversários do FC Porto na Liga dos Campeões.

Se a primeira parte foi descontraída, a segunda deu para proporcionar espetáculo, sempre sem desleixar a boa organização defensiva e acrescentando mais dois golos ao resultado, marcados por Leon Goretzka (50m) e pelo veterano Mario Gomez (79m).

Irlanda do Norte imparável

A «Mannshaft» só não festejou já a qualificação porque a Irlanda do Norte não desarma e também bateu a República Checa por 2-.0, seguindo a cinco pontos dos alemães, já com a garantia de que, pelo menos, irá disputar o play-off.

O jogo de Windsor Park também ficou resolvido na primeira parte, com os irlandeses a contruírem a vitória com golos de Jonny Evans (28m) e Chris Brunt (41m).

A Alemanha segue, assim, líder do Grupo C, só com vitórias [no mesmo plano só a Suíça no grupo de Portugal], enquanto a Irlanda do Norte já tem o segundo lugar garantido, com seis triunfos em oito jogos. Fora desta luta já estão Azerbaijão, República Checa, Noruega e São Marino.