O defensa português do Valência, Ricardo Costa, acredita que a equipa «ché» deve lutar pelo título espanhol, rivalizando com Real Madrid e Barcelona, apesar das óbvias diferenças de meios. «Quem está no Valência deve ter uma mentalidade ganhadora. É certo que eles são mais fortes do que nós economicamente, mas podemos fazer-lhes frente», afirmou o internacional luso, que na época passada foi cedido pelos alemães do Wolfsburgo ao Lille (França).

Ricardo Costa mostrou agrado com os métodos de trabalho do seu novo técnico, Unai Emery, não se furtando a uma comparação com José Mourinho, com quem trabalhou no F.C. Porto: «Emery tem as mesmas características de Mourinho. Ambos são modernos e directos, com mentalidade ganhadora. A diferença são os títulos», sublinhou o jogador, que não foge às responsabilidades, assumindo disponibilidade para funcionar como comandante da defesa: «Gosto de liderar e fui capitão de todas as equipas por onde passei desde os 15 anos. Tive excelentes treinador que me ensinaram muito sobre a coordenação de uma defesa. Um bom central é um líder e gosto de dar indicações para ajudar os companheiros no terreno», reforçou, sublinhando que a sua utilização a lateral direito no Mundial foi uma situação pontual, devido à presença de «grandes jogadores como Robinho e David Villa».

O reforço do Valência não se mostra preocupado com os resultados decepcionantes nesta pré-temporada, como a derrota 0-2 com o Manchester City e empate a zero com o Aston Villa: «Temos de trabalhar o esquema táctico e as movimentações. É natural que haja algum cansaço, ainda para mais frente a equipas com preparação mais adiantada. Por mim, não me importaria de ganhar sempre por 1-0, o nosso primeiro objectivo é construir uma equipa difícil de bater. Para isso, o melhor é trabalhar muito nas questões tácticas e estratégicas», concluiu.