O estado clínico de Ricardo Gomes, vítima de um AVC, no passado domingo, continua a evoluir de forma favorável. O treinador do Vasco da Gama já não está sob o efeito de sedativos e na manhã desta quarta-feira foram-lhe retirados os medicamentos. O treinador já fez alguns movimentos leves, mas os médicos continuam cautelosos quanto a possíveis sequelas.

«Suspendemos os sedativos e depois disso já podemos ver algumas reacções positivas. Ele acordou, abriu os olhos em alguns momentos, movimentou pernas e braços, um pouco mais o lado esquerdo do que o direito, como já era esperado», revelou o médico Fábio Guimarães de Miranda, ainda com muitas reservas.

A verdade é que o treinador foi retirado do coma induzido na passada madrugada e, apesar de estar a respirar com auxílio de aparelhos, os primeiros sinais, a nível neurológico, são bem positivos, embora a equipa médica que os acompanha mantenha algumas reservas quanto a possíveis sequelas.

« Não dá para dizer se ele terá sequelas. É cedo para uma avaliação definitiva. Queremos começar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Com o período de maiores complicações acabando, ele apresenta normalidade no estado clínico e exames de imagem compatíveis com boa evolução», acrescentou Fábio Guimarães de Miranda.

Ricardo Gomes sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico no último domingo, no decorrer do jogo com o Flamengo. O treinador foi operado duas horas depois, no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro onde tem estado a recuperar.