* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter


Rui Costa terminou a prova de fundo de ciclismo em décimo lugar. 

O português, que era um candidato forte às medalhas, atacou a cerca de 15 quilómetros do fim, mas já não foi a tempo de lutar pelas medalhas, fechando a prova no décimo posto.

O belga Van Avermaet terminou em primeiro e é medalha de ouro, enquanto o dinamarquês Jakob Fuglsang terminou em segundo e é medalha de prata.

O polaco Majka morreu na praia: durante muito tempo liderou ao lado de Nibali (Itália) e Henao (Colômbia), sendo os três da frente, com uma boa vantagem. A oito quilómetros da meta, porém, numa descida perigosa, Nibali e Henao caíram e desistiram da prova.

A partir daí Majka ficou sozinho, sendo que foi ultrapassado já no último quilómetro. Ficou no terceiro lugar e arrecadou a medalha de bronze. No sprint final em Copacabana, com o Maisfutebol a assistir, Van Avermaet foi claramente mais forte do que a concorrência.

Refira-se por fim que Nelson Oliveira, o representante luso no contrarrelógio, foi também vítima de uma queda e desistiu da competição. A sua presença no contra-relógio não está, porém, em causa.