*Enviado-especial aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter

O português Nelson Oliveira deu nas vistas durante a prova de fundo de ciclismo devido a uma queda aparatosa, que o obrigou a desistir. De imediato se levantou alguma apreensão, uma vez que Nelson Oliveira é o português que vai correr o contra-relógio na quarta-feira.

No entanto, e segundo o próprio confessou no final, em declarações ao Maisfutebol e à Sporttv, a participação no contra-relógio não está em risco, uma vez que foi só um susto: Nelson Oliveira já foi avaliado fisicamente, está bem e pronto para correr, não apresentando sequer dores nesta altura.

«Foi tudo rápido, numa descida, quando estava perto do Porte. Perdi o controlo e caí», disse o ciclista português, desalentado. «Ainda troquei de bicicleta, mas apanhei mais um susto a seguir e preferir parar. Pensei no contra relógio da próxima quarta».

Nelson terá de ser reavaliado na Aldeia Olímpica, com mais rigor, mas nesta altura o quadro clínico não apresenta dados preocupantes.

«Creio que estou bem. Tive até boas sensações e quando caí estava no grupo do ciclista que ganhou a medalha de ouro (Van Avermaet). A prova era muito dura, não era talhada para as minhas características. Mesmo que continuasse, com aquela última subida...»

O português, ciclista da Movistar, volta a pedalar nas ruas do Rio de Janeiro dentro de quatro dias. É importante recordar que Nelson fez um terceiro lugar num dos contra-relógios do Tour.