A França, um dos candidatos às medalhas no torneio olímpico de voleibol, acabou eliminada logo na fase de grupos, terminando em penúltimo a sua série, depois de uma derrota com o Brasil, no jogo decisivo. E se, até aqui, tudo parece normal, embora surpreendente, a polémica veio depois, através das declarações da estrela da companhia, Earvin N’Gapeth, que acusou a Itália de perder de propósito o seu jogo com o Canadá para afastar um dos favoritos.

Entenda-se o contexto. Cada um dos dois grupos integram seis equipas e apenas duas são eliminadas. No grupo A, Itália foi a grande dominadora, vencendo os quatro primeiros jogos e entrando na última ronda já apurada, tal como os Estados Unidos.

Se Itália vencesse o Canadá, como era esperado, Brasil e França entrariam já apurados para o último jogo. Mas os italianos perderam 3-1, o Canadá apurou-se de forma surpreendente e o Brasil-França foi uma final autêntica, que sorriu aos brasileiros.

No final, N’Gapeth explodiu aos microfones da RMC: «Os italianos não jogaram e perderam de propósito contra o Canadá. Nós demos tudo, mas perdemos. Espero que o Brasil ganhe a medalha de ouro.»

Curiosamente N’Gapeth joga no Modena, equipa de…Itália.