João Pereira fez uma grande prova no triatlo, esta quinta-feira, terminando no quinto lugar. A medalha de bronze ficou a apenas 9 segundos, depois de uma recuperação fantástica na corrida. É o melhor resultado luso no triatlo depois da medalha de prata de Vanessa Fernandes em Pequim.

A prova foi ganha por um dos irmãos Brownlee, Alistair, na frente, precisamente, de Jonathan, o mais velho dos dois britânicos. Ambos já era vistos como favoritos à vitória. O sul-africano Henri Schoeman ficou com a medalha de bronze.

Quanto à prova de João Pereira, convém destacar que o português estava fora dos 30 primeiros no final da primeira parte da prova, a natação. No ciclismo seguiu sempre no grupo perseguidor, que rodou a cerca de 1 minutos dos líderes, um grupo de 10 atletas. Na companhia de João Pereira estava outro português, João Silva, mas uma queda no grupo perseguidor atrasou-o.

Veio, então, a parte da corrida, com João Pereira às portas do top-20 e, então, o português foi brilhante. Ganhou tempo volta após volta e acabou em quinto a apenas 9 segundos da medalha de bronze.

João Silva terminou em 35º lugar, ao passo que Miguel Arraiolos foi 44º.