* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes. Sábado, 14h12, o quarteto luta pela derradeira possibilidade de conquistar uma medalha na canoagem olímpica.

Os sinais deixados nesta sexta feira são muito positivos. Facilidade na primeira eliminatória, primeiro lugar só perdido no photo finish na meia final.

A lista de oponentes na final é muito forte, mas os atletas portugueses tudo darão, «juntos por um sonho».

«A receita é esta: nunca duvidar de nós, nunca menosprezar os adversários e, acima de tudo, dar o nosso máximo e aproveitar para fazer o que mais gostamos», disse Emanuel Silva aos jornalistas, após uma meia final «controlada».

«Vamos deixar tudo nos últimos 1000 metros deste ciclo olímpico».

»Se a prova, agora, nos tivesse corrido mal, se fossemos terceiros, os últimos a entrar na final, eu amanhã (sábado) ia entrar na mesma com uma garra enorme, porque sabia que é outra oportunidade, que estamos todos na linha de partida», referiu Fernando Pimenta, quinto na final de K1 1000 metros.

Os mais jovens da equipa são João Ribeiro e David Fernandes. Este último, madeirense e com 33 anos, só esta sexta feira fez a estreia olímpica.

«Estou com os três melhores atletas do Mundo. Fizeram grandes provas em K1 e K2 e vou tentar estar ao nível deles, para tentarmos lutar pela medalha».

A celebrar o 27º aniversário, João Ribeiro vai procurar comer «uma fatiazita de bolo». «Não faz mal a ninguém. O Fernando Pimenta também teve, espero que me cantem pelo menos os parabéns».