O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) confirmou a exclusão da equipa de atletismo da Rússia dos Jogos Olímpicos, que se disputam no Rio de Janeiro entre 5 e 21 de agosto.

A decisão vem na sequência da descoberta de um alegado esquema de doping patrocinado pelo próprio Estado russo, que levou à suspensão de 68 atletas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) na sequência de um relatório independente encontrou evidências de doping generalizado.

O Comité Olímpico Russo e os 68 atletas recorreram desta decisão. No entanto, após ouvir alegações das duas partes, o TAS determinou hoje a exclusão da comitiva do Rio 2016.

Entretanto, o presidente do Comité Olímpico Alemão (DOSB) pediu a exculsão dos atletas russos Jogos Olímpicos num total de 20 modalidades mencionadas no ‘relatório McLaren’, divulgado na segunda-feira e que demonstrou a existência de um sistema de doping apoiado pelo governo entre 2011 e 2015.

«Eu excluiria as 20 modalidades, aquelas em que foi possível demonstrar uma dopagem sistemática», disse o presidente do DOSB, numa entrevista publicada hoje pelo jornal Bild.