* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter

Rui Jorge, selecionador olímpico de Portugal, em declarações após a vitória frente à Argentina (2-0):

«Num grupo em que vamos disputar três jogos todas as vitórias são especiais. Este foi um resultado fantástico contra um grande adversário. Os problemas do passado, como já disse, ficaram para trás. Tenho jogadores muito empenhados, com grande carácter e grande vontade. Podemos contar com os 19 que cá estão.

Eu estava expectante. Sabia que estávamos preparados, mas não sabia como os jogadores podiam reagir a um ambiente destes – foi um ambiente estrondoso, tivemos o público como aliado. A questão era como iríamos estar. Tivemos grandes momentos, de grande qualidade. Mas também tivemos a sorte do jogo, porque a Argentina podia ter marcado. O resultado estava incerto durante grande parte do jogo, mas foi um grande jogo das duas equipas.

Vamos a partir de agora analisar as Honduras. Já os conhecemos, porque os vimos jogar frente a um adversário. Temos já boas referências, têm o Elis, que é um excelente jogador e nos pode criar dificuldades.

Já houve um discurso em campo após o jogo. É no caminho que esta equipa técnica quer, manter a concentração, o empenho e o respeito por todos os adversários.

Eu sentia que a equipa estava preparada. Não tinha um passado junta, mas nós conhecemos muito bem a qualidade técnica dos jogadores. É um facto que é preciso organização e foi isso que procurámos passar nestes 15 dias. Correu muito bem em alguns momentos, noutros cometemos falhas, mas acabámos por não ser penalizados.

Em primeiro lugar não esperava tanta gente. O apoio galvanizou a seleção, ajudou os jogadores. É sempre melhor jogar em estádios cheios. Estes jogadores merecem ter tanta gente nas bancadas.»